Pais devem incentivar filhos em Avaliação Somativa das redes estadual e municipal; provas acontecem na próxima semana

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

A Avaliação Somativa para alunos das redes municipal e estadual em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) acontece na próxima semana, de 06 a 09 de dezembro, de forma presencial. A prova visa verificar o nível de aprendizado dos estudantes e, a partir dos resultados, elaborar políticas públicas para superação de dificuldades encontradas em cada unidade de ensino. A iniciativa faz parte do programa Avalia MT, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Undime e prefeituras.

Entre as turmas avaliadas da rede municipal, estão estudantes do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental. Já da rede estadual, a avaliação será aplicada para o 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do ensino médio. As provas abrangem apenas conteúdos de língua portuguesa e matemática.

“Um ensino de qualidade é o objetivo de todas as escolas. Mas para que possamos chegar nestes índices de qualidade, instrumentos de avaliação são fundamentais para analisar, acompanhar e monitorar o ensino oferecido”, cita a assessora pedagógica do município, Abilene Queiroz.

Ainda, de acordo com a assessora, é importante que os pais incentivem e encaminhem os filhos à escola para realização das provas. “Esta avaliação trará benefícios para os alunos e para a educação como um todo, sendo um compromisso para também elevar o IDEB do Estado. Através dela [avaliação] vamos resolver problemas estruturais nas escolas, descobrir onde estão as falhas. Em algum momento todos os alunos e séries serão avaliados”, complementa.

Esta é a segunda edição da avaliação, que neste ano será feita em parceria com a Caed (Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade de Juiz de Fora).